Sumario

1. Introdução à Programação
1.1 Organização básica de um computador
1.2 Linguagem de máquina
1.3 Algoritmos
1.4 Lógica de programação
1.5 Resolução de problemas
1.6 Exemplos de algoritmos
1.7 Mais exemplos de algoritmos
1.8 Linguagens de alto nível
1.9 Sintaxe e semântica de uma instrução
1.10 Sistemas de computação
1.11 Por que a linguagem Pascal?
1.12 Exercícios propostos

2. Introdução à Linguagem Pascal
2.1 Variáveis simples
2.2 Constantes
2.3 Expressões aritméticas
2.3 Relações
2.4 Expressões lógicas
2.5 Estrutura de um programa em Pascal
2.6 Entrada dos dados de entrada
2.7 Saída de dados
2.8 Comando de atribuição
2.9 Exemplos Parte I 2.10 Funções pré-definidas 2.11 Exemplos Parte II 2.12 Exercícios Propostos

3. Estruturas de seleção
3.1 O que é uma estrutura de seleção
3.2 O comando if then
3.3 Exemplos Parte III
3.4 O comando if then else
3.5 Exemplos Parte IV
3.6 Sobre o ponto-e-vírgula e a endentação
3.7 O comando case
3.8 Exemplos Parte V
3.9 Exercícios propostos

4. Estruturas de repetição
4.1 Para que servem estruturas de repetição
4.2 O comando for
4.3 O comando while
4.4 O comando repeat until
4.5 Exemplos Parte VI
4.6 Exercícios propostos

5. Subprogramas
5.1 O que são subprogramas
5.2 Procedimentos
5.3 Exemplos Parte VII
5.4 Funções
5.5 Exemplos Parte VIII
5.6 Passagem de parâmetros
5.7 Recursividade
5.8 Exercícios propostos

6. Vetores
6.1 O que são vetores
6.2 Declaração de um vetor unidimensional
6.3 Definindo um tipo vetor
6.4 "Lendo" e "escrevendo" um vetor
6.5 Exemplos Parte IX
6.6 Vetores multidimensionais
6.7 Exemplos Parte X
6.8 Um programa para medidas estatísticas
6.9 Exercícios propostos

7. Cadeias de caracteres (strings)
7.1 O que são cadeias de caracteres
7.2 Exemplos Parte XI
7.3 Funções e procedimento predefinidos para manipulação de cadeias de caracteres
7.4 Exemplos Parte XII
7.5 Exercícios propostos

8. Registros e Arquivos
8.1 Registros (Records)
8.2 O que são arquivos
8.3 Arquivos de registros
8.3.1 Definindo um tipo arquivo
8.3.2 Associando variáveis a arquivos
8.3.4 Gravando dados num arquivo
8.3.5 Abrindo e fechando um arquivo
8.3.6 Exibindo o conteúdo de um arquivo
8.3.7 Localizando um registro num arquivo
8.3.8 Alterando o conteúdo de um arquivo
8.3.9 Incluindo novos registros num arquivo
8.3.10 Excluindo (fisicamente) um registro de um arquivo
8.3.10 Excluindo (logicamente) um registro de um arquivo
8.4 Arquivo texto
8.4.1 O que são arquivos texto
8.4.2 Gravando um texto
8.4.3 Exibindo e ampliando o conteúdo de um arquivo texto 8.5 Exercícios propostos

9. Pesquisa e ordenação
9.1 Pesquisa
9.1.1 Pesquisa Seqüencial
9.1.2 Pesquisa Binária
9.2 Ordenação
9.2.1 O SelectSort
9.2.2 O BubbleSort
9.3 Exercícios propostos

10. Tipos de dados definidos pelo usuário e conjuntos
10.1 O que são tipos de dados definidos pelo usuário
10.2 O tipo discreto
10.3 O tipo faixa
10.4 Conjuntos
10.5 Exemplos Parte XIII

11. Alocação dinâmica de memória
11.1 O que é alocação dinâmica: ponteiros
11.2 Listas

Respostas dos exercícios propostos

Bibliografia

Índice remissivo